Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Simplesmente Mostrar

Sensibilidade

(Por Jim Langley)

 

 

 

www.cbmc.org.br

http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

https://manadasegunda.podbean.com/

 

 

Uma das coisas escassas no mercado de trabalho atual é sensibilidade, que pode ser definida como "entrar em sintonia" com as necessidades daqueles que chegam até nós todos os dias. É fácil nos tornarmos distantes das pessoas das quais deveríamos estar próximos, desligando-nos deles de forma casual. Mas sensibilidade é crucial, tanto nos negócios como nos relacionamentos pessoais. Demonstrá-la faz uma tremenda diferença em nossos relacionamentos diários.

Entretanto, sensibilidade não é algo apenas relacionado à qualidade e tom de nossas conversas. Ela também pode exigir sacrificar uma significativa quantidade de tempo para tratar das necessidades de outras pessoas. Isso inclui ouvir atentamente, e então responder de formas que demonstrem que realmente nos preocupamos em colocar os interesses das pessoas acima dos nossos.

Relacionamentos são essenciais para uma vida significativa e realizada. Quando eu era um menino pequeno, meus únicos relacionamentos eram os membros da família; sendo apenas uma criança de 10 anos, nunca experimentara como relacionamentos fortes e positivos podiam ser formados. O conceito de estabelecer relacionamentos duradouros ocorreu mais tarde, depois que Jesus Cristo entrou em minha vida como Salvador e Senhor. Isso aconteceu depois de dois divórcios e muitas oportunidades de amizade perdidas. Quando só pensamos em nós mesmos, colocamo-nos em primeiro lugar, às custas de relacionamentos.

Muito tem sido escrito sobre a "arte" de ouvir. Porém, ninguém serviu melhor de exemplo do que Jesus Cristo. O que Ele fez de melhor foi acrescentar duas letras (he) à palavra "arte" (art, em inglês), transformando-a em "heart" (coração, em inglês) - demonstrando a essência (coração) do ouvir. Ele ainda foi capaz de sentir as necessidades tanto das massas, quanto dos indivíduos, enquanto realizava milagres e falava àqueles que desejam ouvir como poderiam ter um relacionamento eterno com Deus.

Nós também temos a habilidade de desenvolver um coração que ouve, mas isso tem um preço. Não é algo que podemos abrir e fechar como uma torneira. Nós precisamos ficar atentos às circunstâncias com que o Senhor nos cerca e, ao mesmo tempo, mantermo-nos sintonizados com Seus desejos para a nossa vida. Isso não é fácil, mas é possível através do poder de Deus.

Em Efésios 4:22-24 o apóstolo Paulo explica àqueles que escolheram seguir a Cristo: "Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade." Acredito que esta seja a única forma de descobrir realmente e aprender como ser sensível às necessidades das outras pessoas.

Não precisamos assistir a sessões de treinamento sobre sensibilidade para aprender a sermos sensíveis às necessidades dos outros. O que precisamos é de um coração transformado, e do conhecimento de como amar aos outros, mesmo quando eles não são amáveis. Essa é a forma como Jesus amou, e como Deus, nosso Pai Celestial, nos ama. Ele está ouvindo nossas necessidades, mas precisa que nós deixemos Jesus nos guiar ao único caminho de paz duradoura e felicidade verdadeira.

A sensibilidade resulta de nos "sintonizarmos" primeiramente com Deus. Ao fazermos isso, Ele dá início ao processo - que dura a vida inteira – de mudar nosso coração e levar-nos a ser mais e mais como Ele é. "Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente...". (Romanos 12:1-2).

Nenhum comentário: