Pesquisar este blog

domingo, 6 de outubro de 2019

Os Cinco "P's" do Trabalho

na Perspectiva de Deus

(Por Rick Boxx)

 

 

 

MANÁ DA SEGUNDA

https://manadasegunda.podbean.com/

Vinte e dois anos servindo às comunidades empresarial e profissional

 

Muitos líderes têm uma visão limitada dos planos e intenções que Deus tem para o nosso trabalho. Portanto nos ajudará ter um lembrete ocasional de que, quando vamos trabalhar, estamos lá como Seus servos. Aqui estão algumas das razões de Deus para estabelecer o trabalho, cada uma das quais começa com a letra "P": proposito, provisão, produtividade, prazerosa aos olhos epreparar a ordem.

Vamos começar com "Propósito". Pense em Deus como um comandante militar que supervisiona Seu exército para uma guerra. Muitos de Seu povo são soldados, mas alguns são cozinheiros, mecânicos, guarda-livros ou profissionais de marketing que recrutam soldados. Cada pessoa tem um papel individual a desempenhar com o objetivo abrangente de vencer a guerra. Em Provérbios 19:21, lemos: "Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá." Precisamos entender que nosso trabalho é importante para Deus, qualquer que seja o nosso papel. Esforce-se para descobrir e realizar o seu objetivo vocacional designado de uma maneira que contribua para o propósito eterno e final de Deus.

A segunda das razões de Deus para o trabalho é a "Provisão". Quando Deus estava criando os céus e a terra, realizou Sua obra de maneira a garantir que o homem e todos os animais tivessem meios de provisão e sustento. Em Gênesis 1:29, lemos: "E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento." Da mesma forma, o trabalho que Deus ordenou para nós realizarmos foi parcialmente projetado para fornecer provisões diárias para nossas necessidades. Infelizmente, muitas pessoas acreditam que a provisão é o único objetivo de seu trabalho, deixando um vazio na vida.

Uma terceira razão de Deus para o trabalho é "Produtividade". No século 19, pareceria impossível que a Terra pudesse produzir comida suficiente para alimentar sete bilhões de pessoas. No entanto, Deus forneceu uma visão divina a vários inventores que ajudaram a atingir a Revolução Industrial. Suas invenções elevaram a produtividade a um nível que permitiu a produção de alimentos disparar, superando todas as expectativas.

Quando Deus criou o homem, seu primeiro mandamento foi: "...sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a...." (Gênesis 1:28). Ele deseja que sejamos frutíferos e produtivos em tudo o que fizermos, incluindo nosso trabalho. O aumento da produtividade atende melhor nossos clientes e é mais gratificante para nós, pessoalmente, à medida que nos esforçamos para melhorar.

A quarta razão pela qual Deus ordenou o trabalho pode ser denominada "Prazerosa aos olhos". Quando eu era banqueiro, lidei com o financiamento de um novo campo de golfe. Quando o campo de golfe foi concluído, eu joguei a segunda partida de golfe que foi jogada naquele campo! Enquanto eu estava no campo impecavelmente bem cuidado, aninhado em um cenário incrivelmente bonito e cercado pela vida animal, encontrei meu coração instantaneamente conectado a Deus pela beleza que eu havia experimentado.

Em Gênesis 2: 9, lemos: "Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento...". Deus estava preocupado em criar algo não apenas prático e funcional, mas também esteticamente agradável para os outros. Ao abordarmos nosso trabalho, devemos nos esforçar para fazer o mesmo.

O último dos "P's" pelas razões do Senhor para criar trabalho para a humanidade é "Preparar a Ordem". Servimos a um Deus de ordem, não ao caos. Ele pegou um mundo sombrio e sem forma e deu ordem a ele, incluindo dias e estações, permitindo que administrássemos melhor nosso tempo. Gênesis 1:14 nos diz: "Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos." Advogados, contadores e muitos outros profissionais ajudam aqueles que criam o caos a colocar alguma estrutura e ordem em nossas vidas. Às vezes, nosso trabalho serve melhor a Deus, trazendo ordem a um mundo caótico.

Nenhum comentário: